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Ao ingressar no Ensino Fundamental Anos Iniciais os alunos vivenciam a transição de uma orientação curricular estruturada por campos de experiências da Educação Infantil em que as interações, os jogos e as brincadeiras norteiam o processo de aprendizagem e desenvolvimento, cabe ao  ensino de Arte  assegurar aos alunos a possibilidade de se expressarem criativamente em seu fazer investigativo por meio da ludicidade, propiciando uma experiência centrada nos interesses dos mesmos, nos aspectos históricos/culturais do município valorizando os aspectos éticos e estéticos não limitando-se à esfera municipal mas perpassando por outras culturas, respeitando as faixas etárias e ampliando as experiências de aprendizagem até o final do 5º ano. Esse referencial abrange as seguintes dimensões artísticas :

*As artes visuais – Irão predispor aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural sejam elas concretas ou simbólicas nos diversos tempos  históricos e contextos sociais.

*A dança – Os processos de investigação e produção artística da dança centram-se naquilo que ocorre no e pelo corpo, discutindo e significando relações entre corporeidade e produção estética problematizando e transformando percepções acerca do corpo e da dança por meio de arranjos que permitem novas visões de si, do outro e do mundo.

* A música – É a expressão artística que se materializa por meio dos sons que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura. A ampliação e a produção dos conhecimentos musicais passam pela percepção, experimentação, reprodução,manipulação e criação de materiais sonoros diversos dos mais próximos aos mais distantes da cultura musical dos alunos. Esse processo lhes possibilita vivenciar a música interrelacionada à diversidade e desenvolver saberes musicais fundamentais para a sua inserção e participação crítica e ativa na sociedade.

*O teatro – Instaura a experiência artística e multissensorial de encontro com o outro em performance. Nessa experiência, o corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios por meio do verbal,não verbal e da ação física. Os processos de criação teatral passam por situações de criação coletiva e colaborativa por intermédio de jogos, improvisações, atuações e encenações caracterizados pela interação entre atuantes e espectadores. O fazer teatral possibilita a intensa troca de experiências entre os alunos e aprimora a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão,a emoção,testar os limites e o contato com a diversidade.

  • É hora de aprender a aprender!
  • Contextos e práticas / Arte e tecnologia
  • Aprofundando as habilidades
  • Contextos e Práticas
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  • TEMA GERADOR: EU, NOME E SOBRENOME
  • TEMA GERADOR: OBJETOS Á NOSSA VOLTA – FINALIDADES, CURIOSIDADES
  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL.
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  • Contextos e práticas/Processos de criação/Processos de criação/Patrimônio cultural.
  • Matrizes estéticas e culturais/Sistemas da linguagem/Arte e tecnologia
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