0 aluno

Importância do projeto:

Sabemos que atualmente, a aquisição de uma segunda língua é de extrema importância desde as primeiras idades, por isso devemos ressaltar a importância do contato com a língua inglesa. Isso porque estarmos inseridos em um mundo globalizado, daí a percepção da presença do inglês no dia-a-dia de toda sociedade, inclusive no das crianças. Nota-se que em jogos, brinquedos, computadores, roupas, desenhos animados, entre outros, é a língua inglesa a utilizada. O contato desde cedo com esse idioma desperta a curiosidade e o interesse das crianças além de contribuir muito em seu processo de desenvolvimento.

Filosofia do projeto:

Ao pensar em uma escola bilíngue, acredito que a língua inglesa não possa ser tratada como um componente curricular isolado no qual o professor vai à escola dar sua aula somente um ou dois dias na semana – nesse contexto, o idioma deve ser parte integrante da rotina de toda a unidade escolar. Por isso, o inglês deve ser trabalhado todos os dias em conjunto com os outros componentes curriculares e sempre dinamizado com o que as crianças estão aprendendo com suas professoras regentes.

A fim de que a aula seja pensada como algo que faça sentido para o aluno, o idioma é pensado e trabalhado sempre dentro do contexto da escola. Se a turma está trabalhando um determinado assunto nas aulas da professora regente, a professora de inglês tem de estar em uníssono para que aquele vocabulário/gramática de língua inglesa faça mais sentido ao aprendizado daquela criança. Por exemplo, se a turma está trabalhando o meio ambiente nas suas aulas, o inglês vai ser trabalhado com seus vocabulários/gramáticas/aspectos culturais voltados para esse tema em suas aulas.

Em tempos de Covid-19:

Em tempos de pandemia,  a única arma da qual dispomos para combater a ignorância é o conhecimento. É importante estar a par de tudo o que acontece ao redor do globo e ter ao nosso alcance o maior número de veículos de informação possível faz com que estejamos sempre a frente. Diante desse quadro, ter uma segunda língua abre um leque maior de opções, justamente para confrontar opiniões e dados. Sendo o inglês, hoje, uma das línguas mais faladas no mundo, é de suma importância ao aluno possuir a habilidade de utilizar essa ferramenta linguística e com ela usufruir um mar de infinitas possibilidades de notícias, artigos, reportagens e livros, além de material de outras línguas traduzido para o inglês, ampliando os horizontes e fazendo com que o aluno não esteja mais restrito somente a material da língua nativa.

Gratuito