0 aluno

Embora, desde que nasce e na Educação Infantil, a criança esteja cercada e participe de diferentes práticas letradas, é nos anos iniciais (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental que se espera que ela se alfabetize. Isso significa que a alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica. Nesse processo, é preciso que os estudantes conheçam o alfabeto e a mecânica da escrita/leitura – processos que visam a que alguém (se) torne alfabetizado, ou seja, consiga “codificar e decodificar” os sons da língua (fonemas) em material gráfico (grafemas ou letras), o que envolve o desenvolvimento de uma consciência fonológica (dos fonemas do português do Brasil e de sua organização em segmentos sonoros maiores como sílabas e palavras) e o conhecimento do alfabeto do português do Brasil em seus vários formatos (letras imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas), além do estabelecimento de relações grafofônicas entre esses dois sistemas de materialização da língua.

  • É hora de aprender a aprender!
  • PARTE 1 - Formação do leitor na apreciação dos textos e protocolos de leitura para construção do SEA e escrita de dados pessoais.
  • PARTE 2 Formação do leitor na apreciação dos textos e protocolos de leitura para construção do SEA e escrita de dados pessoais
  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo
  • Atividade de Leitura
  • PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo
  • Atividade de Leitura - Aprofundando
  • PARTE 1 - Formação de leitor/Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita/Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação/Leitura colaborativa e autônoma
  • Atividade de Leitura
  • PARTE 2 - Formação de leitor/Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita/Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação/Leitura colaborativa e autônoma
  • Atividades de Leitura
  • PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo
  • Atividade de Leitura
  • PARTE 2- Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.
  • Atividade de Leitura
  • PARTE 1 - Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita/Leitura colaborativa e autônoma/Escrita autônoma e compartilhada.
  • Atividade de Leitura
  • PARTE 2 - Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita/Leitura colaborativa e autônoma/Escrita autônoma e compartilhada.
  • Atividade de Leitura
  • PARTE 1- Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.
  • Atividade de Leitura
  • PARTE 2- Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.
  • Atividade de Leitura
  • TEMA GERADOR: EU, NOME E SOBRENOME,

    História: Marcelo, Marmelo, Martelo (Ruth Rocha), Música: Gente tem sobrenome (Toquinho) Identificar letras do alfabeto/Trabalhar crachá/ Usar diferentes tipos de letras em situações de escrita/Letra inicial e final/ Identificar semelhanças entre letras, silabas...

  • Atividade de Leitura
  • TEMA GERADOR: OBJETOS Á NOSSA VOLTA – FINALIDADES, CURIOSIDADES
  • Atividade de Leitura
  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL.
  • Atividade de Leitura
  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL.

    Aprofundando as habilidades descritas.

  • Atividade de Leitura
  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL.
  • Atividade de Leitura
  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL.
  • Atividade de Leitura
  • Aprofundando as habilidades trabalhadas anteriormente
  • Atividade e Leitura
Gratuito