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Dominar o sistema de escrita do português do Brasil não é uma tarefa tão simples: trata-se de um processo de construção de habilidades e capacidades de análise e de transcodificação linguística. Um dos fatos que frequentemente se esquece é que estamos tratando de uma nova forma ou modo (gráfico) de representar o português do Brasil, ou seja, estamos tratando de uma língua com suas variedades de fala regionais, sociais, com seus alofones, e não de fonemas neutralizados e despidos de sua vida na língua falada local. De certa maneira, é o alfabeto que neutraliza essas variações na escrita.
Assim, alfabetizar é trabalhar com a apropriação pelo aluno da ortografia do português do Brasil escrito, compreendendo como se dá este processo (longo) de construção de um conjunto de conhecimentos sobre o funcionamento fonológico da língua pelo estudante. Para isso, é preciso conhecer as relações fono-ortográficas, isto é, as relações entre sons (fonemas) do português oral do Brasil em suas variedades e as letras (grafemas) do português brasileiro escrito. Dito de outro modo, conhecer a “mecânica” ou o funcionamento da escrita alfabética para ler e escrever significa, principalmente, perceber as relações bastante complexas que se estabelecem entre os sons da fala (fonemas) e as letras da escrita(grafemas), o que envolve consciência fonológica da linguagem: perceber seus sons, como se separam e se juntam em novas palavras etc. Ocorre que essas relações não são tão simples quanto as cartilhas ou livros de alfabetização fazem parecer. Não há uma regularidade nessas relações e elas são construídas por convenção.

  • Produção Textual
  • PARTE 1 - Decodificação/Fluência de leitura ; Compreensão; Construção e ordem do sistema alfabético e textos orais a alfabético e o e da ortografia ;
  • PARTE 2 - Decodificação/Fluência de leitura ; Compreensão; Construção do alfabeto; ordem alfabética; compreensão de textos orais
  • PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo
  • Atividade de Leitura
  • PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo
  • Atividade de Leitura - Aprofundando
  • *PARTE 1- Formação de leitor/Compreender a pronúncia corretamente/Variação linguística /Pontuação /Compreensão em leitura /Construção do sistema alfabético e da ortografia/Escuta de textos orais.
  • Atividade de Leitura
  • Formação de leitor/Compreender a pronúncia corretamente/Variação linguística /Pontuação /Compreensão em leitura /Construção do sistema alfabético e da ortografia/Escuta de textos orais
  • Atividade de Leitura
  • (EF35LP02), (EF04LP01NIL), (EF35LP11), (EF04LP05), (EF04LP04RJ), (EF35LP12), (EF35LP13), (EF35LP17), (EF35LP18)
  • Atividades de Leitura
  • *PARTE 2- Formação de leitor/Compreender a pronúncia corretamente/Variação linguística /Pontuação /Compreensão em leitura /Construção do sistema alfabético e da ortografia/Escuta de textos orais.
  • Atividade de Leitura
  • Formação de leitor/ Variação linguística
  • Atividade de Leitura
  • Formação de leitor/ Variação linguística
  • Atividade de Leitura
  • PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo
  • Atividade de Leitura
  • *PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.
  • Atividade de Leitura
  • Forma de Composição dos Textos
  • Atividade de Leitura
  • Revisão: Forma de composição dos textos
  • Atividade de Leitura
  • *PARTE 2 - Planejamento e produção de texto/ Forma de composição dos textos/Planejamento de texto oral Exposição oral
  • Atividade de Leitura
  • Aprofundando as habilidades descritas abaixo
  • Atividade de Leitura
Gratuito