0 aluno

Ao iniciar o Ensino Fundamental, os alunos possuem vivências, saberes, interesses e curiosidades sobre o mundo natural e tecnológico que devem ser valorizados e mobilizados. Esse deve ser o ponto de partida de atividades que assegurem a eles construir conhecimentos sistematizados de Ciências, oferecendo-lhes elementos para que compreendam desde fenômenos de seu ambiente imediato até temáticas mais amplas.

Nesse sentido, não basta que os conhecimentos científicos sejam apresentados aos alunos. É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de investigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeiras explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza.

As aprendizagens essenciais a ser asseguradas neste componente curricular foram organizadas em três unidades temáticas que se repetem ao longo de todo o Ensino Fundamental. São elas:

  • Matéria e energia: contempla o estudo de materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, na perspectiva de construir conhecimento sobre a natureza da matéria e os diferentes usos da energia, oferecendo aos alunos a oportunidade de interação, compreensão e ação no seu entorno.
  • Vida e evolução: propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos (incluindo os seres humanos), suas características e necessidades, e a vida como fenômeno natural e social, os elementos essenciais à sua manutenção e à compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de vida no planeta. As características dos seres vivos são trabalhadas a partir das ideias, representações, disposições emocionais e afetivas que os alunos trazem para a escola.
  • Terra e Universo: busca-se a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles.

 

  • É hora de aprender a aprender
  • Propriedades e usos dos materiais.
  • Aprofundando as habilidades descritas abaixo
  • Prevenção de acidentes domésticos e saúde / Seres vivos no ambiente/ Plantas/
  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.
  • Prevenção e saúde/ Alimentação saudável Alimento como fonte de matéria, energia e saúde.
  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.
  • TEMA GERADOR: ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – OS NOMES E SEUS PERFIS
  • TEMA GERADOR: OBSERVAÇÃO DO MEIO – A NATUREZA
  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL.
  • Prevenção de acidentes domésticos/Prevenção
  • Seres vivos no ambiente Plantas/Alimentação saudável Alimento como fonte de matéria, energia e saúde.
  • Seres vivos no ambiente Plantas/Medida de tempo/O corpo humano percebe o ambiente...
  • Prevenção e saúde/O lixo e o meio ambiente.
  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas.
  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas.
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas.
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas.
Gratuito