Embora, desde que nasce e na Educação Infantil, a criança esteja cercada e participe de diferentes práticas letradas, é nos anos iniciais (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental que se espera que ela se alfabetize. Isso significa que a alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica. Nesse processo, é preciso que os estudantes conheçam o alfabeto e a mecânica da escrita/leitura – processos que visam a que alguém (se) torne alfabetizado, ou seja, consiga “codificar e decodificar” os sons da língua (fonemas) em material gráfico (grafemas ou letras), o que envolve o desenvolvimento de uma consciência fonológica (dos fonemas do português do Brasil e de sua organização em segmentos sonoros maiores como sílabas e palavras) e o conhecimento do alfabeto do português do Brasil em seus vários formatos (letras imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas), além do estabelecimento de relações grafofônicas entre esses dois sistemas de materialização da língua.
-
É hora de aprender a aprender !
-
PARTE 1 - Decodificação e fluência em leitura; escrita autônoma; conhecimento do alfabeto e produção de texto oral
-
PARTE 2 - Decodificação e fluência em leitura; escrita autônoma; conhecimento do alfabeto e produção de texto oral
-
PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo
-
ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
-
PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo
-
Atividade de Leitura
-
PARTE 1 - Decodificação/Fluência de leitura/Construção do sistema alfabético e da ortografia/Compreensão em leitura/Produção de texto oral/Apreciação estética/Estilo.
-
Atividade de Leitura
-
PARTE 2 - Decodificação/Fluência de leitura/Construção do sistema alfabético e da ortografia/Compreensão em leitura/Produção de texto oral/Apreciação estética/Estilo.
-
Atividade de Leitura
-
PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.
-
Atividade de Leitura
-
PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.
-
Atividade de Leitura
-
PARTE 1 - Compreensão de ações, procedimentos e instrumentos que constituem o mundo letrado...
-
Atividade de Leitura
-
PARTE 2 - Compreensão de ações, procedimentos e instrumentos que constituem o mundo letrado...
-
Atividade de Leitura
-
PARTE 1- Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.
-
Atividade de Leitura
-
PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.
-
Atividade de Leitura
-
TEMA GERADOR: ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – OS NOMES E SEUS PERFIS
Leitura de Poemas para exploração das características desse gênero textual, tendo como tema Animais de Estimação/ Refletir sobre rimas a partir de leitura de poema/ Explorar rimas do poema/Produzir e explorar sobre o sistema de escrita alfabética de palavras retiradas do poema.
-
Atividade de Leitura
-
TEMA GERADOR: OBSERVAÇÃO DO MEIO – A NATUREZA
-
Atividade de Leitura
-
TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL.
-
Atividade de Leitura
-
Tema Gerador: Valorizando o que é nosso - Patrimônio Imaterial
-
Atividade de Leitura
-
Tema Gerador: Valorizando o que é nosso - Patrimônio Imaterial
-
Atividade de Leitura
-
Tema Gerador: Valorizando o que é nosso - Patrimônio Imaterial
-
Atividade de Leitura
-
Aprofundando as habilidades trabalhadas
-
Atividades de Leitura
-
Aprofundando as Habilidades Trabalhadas
-
Atividade de Leitura